vazio

Pupunha Assada ao Molho de Camarão

Ingredientes

1 tora de palmito pupunha nobre na casca
800 gramas de camarões médios
2 talos de alho poró
400 gramas de creme de leite fresco
1 sachê de açafrão (pode ser em pó ou os pistilos)
1 dente de alho picado
1/2 cabeça de cebola pequena picada
1 colher de manteiga
1 dose de conhaque
sal e pimenta branca moída na hora a gosto
        
Purê

400 gramas de mandioquinha
1 colher de manteiga
1 colher de cebola picada
3 talos de capim limão (os talos são melhores porque são mais macios)

Modo de Preparo

Corte a tora de palmito em três partes, proteja as extremidades com papel alumínio e coloque para assar em forno pré-aquecido em temperatura alta. Asse por 50 minutos.

Refogue os camarões rapidamente e reserve. Se o seu fogão for muito lerdo, refogue aos poucos, de forma que eles não soltem líquido. Refogue  a cebola, o alho e o alho poró, acrescente o açafrão, os camarões refogados e flambe com o conhaque. Acrescente o creme de leite e deixe reduzir até que o  molho fique cremoso tempere com sal e pimenta.

Purê

Refogue a cebola na manteiga até que ela fique murcha. Acrescente a mandioquinha cortada em cubos e vá refogando e colocando pequenas quantidades de água. Cuidado pra não deixar grudar no fundo. Faça isso até que os cubos estejam bem macios. Passe por uma peneira ou processe até obter a textura de purê. volte para a panela, tempere, acrescente o capim limão bem picado e mexa bem para incorporá-lo ao purê. Desligue o fogo quando sentir o aroma do capim limão.

Montagem

Retire o papel alumínio das toras de palmito, abra ao meio a casca estará bem macia. Eu coloquei o molho direto no palmito aberto, mas é interessante dar uma repicada na polpa para que o molho penetre. Disponha o purê de mandioquinha ao lado e sirva quente.

Chef Aline Tomazreceitas

banner4